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Você sabe a importância do backup para sua empresa?

Uma das principais preocupações de uma empresa, atualmente, é a perda dos seus arquivos, as empresas dependem de um número cada vez maior de informações, listas de contatos, informações sobre clientes, e-mails, dados financeiros, folha de pagamentos, estoques, projetos, documentos, planilhas, imagens e uma série de conteúdos importantes fazem parte da rotina nos negócios.

Imagine tudo isso perdido. Imprevistos no local de trabalho podem danificar completamente o hardware. Informações importantes do sistema também podem ser apagadas por falhas de software, vírus e erros de hardware.

Os colaboradores da empresa podem ainda por engano excluir um arquivo ou substituir uma versão antiga por uma mais nova. A perda de arquivos pode custar tempo, dinheiro e até o fechamento da empresa. Cerca de 70% das empresas brasileiras que enfrentam uma perda total dos seus dados encerram suas atividades até dezoito meses após o ocorrido.

Embora a maioria das empresas não dê muita atenção ao tema, os serviços de recuperação são essenciais. As causas podem ser falha de hardware, falha humana, software corrompido, roubo, vírus e desastres naturais.

Para facilitar o planejamento de uma estratégia de backup e recuperação eficiente é preciso conhecer a infraestrutura que a sua empresa oferece, além de definir clara e detalhadamente quais são os dados importantes para o seu negócio, o local de armazenamento, validação de quem deve ter acesso ao backup e se há proteção para remoção destes arquivos nos locais definidos.

O risco de malwares, vírus (recentemente RANSOWARE, sequestro de dados) e as falhas de software capazes de corromper ou sumir com dados dentro da empresa também devem ser uma preocupação na hora de definir uma política de desastres.

Devemos ter em mente também que dados diferentes pedem diferentes necessidades de backup. Alguns dados nunca mudam, já outros mudam constantemente. A velocidade com que os dados são alterados é que define o procedimento de backup.

Profissionais especializados, que conhecem seus sistemas, usuários e aplicações, têm condições de agrupar os dados em categorias diferentes. É importante documentar os procedimentos de backup e restauração e manter disponível uma cópia da documentação.

O backup e a restauração dos dados devem ser personalizados em um ambiente específico e funcionar com os recursos disponíveis. É comum que as empresas precisem tanto das soluções de backup como as de armazenamento, uma vez que elas resolvem problemas diferentes.

O backup resolve o problema de recuperação rápida de dados para que a operação do dia a dia não seja comprometida. O armazenamento de dados funciona para os grandes volumes de informação por um período mais longo e sem a necessidade de uma recuperação imediata.

Apesar de parecerem soluções mais baratas, o armazenamento em hardwares locais ou externos exige uma equipe especializada e espaço em Data Center. Uma alternativa mais indicada hoje é o armazenamento em Nuvem, que ofereça mais segurança, gerenciamento e durabilidade a um custo acessível.

Para garantir que a sua empresa esteja com definições de backup bem estabelecidas, certifique-se de que o backup seja realizado em mais de um local e fora da empresa. Cheque a realização do backup nas últimas 24 horas, faça um teste de recuperação dos dados de backup, cheque se os arquivos importantes estão incluídos na rotina de backup e realize testes e validações constantes sobre os dados que estão sendo armazenados, além de avaliar a periodicidade de atualização e quem tem acesso ao backup.

De nada adianta uma política adequada se ela não for checada, avaliada e ajustada. Isto significa que devem ser feitas auditorias periódicas para garantir a efetividade e a validade dos procedimentos.

 

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