Conheça as 5 dicas infalíveis para garantir a segurança da informação no escritório contábil

Preocupações com a segurança da informação nos escritórios contábeis se estendem por todo o mundo

Você já deve ter se preocupado com a segurança da informação no seu escritório de contabilidade, não é mesmo? Então para evitar a perda de dados importantes é preciso manter rotinas de segurança que diminuem as possibilidades de invasões nos sistemas das empresas, confira as dicas a seguir:

  • Utilize senhas complexas

Oriente todos os colaboradores para que utilizem senhas complexas para o acesso de sistemas e e-mails, por exemplo. Ou seja, é proibido usar a famosa senha: 1,2,3,4,5,6.

Sendo assim, a orientação é escolher palavras que envolvam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. A senha não precisa fazer sentido, desde que seja memorizada pelo funcionário. Veja um exemplo: _Lp30mS*

Além disso, é recomendável utilizar senhas diferentes para cada produto ou serviço e trocá-las em um período entre 2 e 6 meses, pois isso dificulta as chances de invasões nos sistemas.

  • Adquira softwares originais

Outra solução para garantir a segurança das informações do escritório contábil é o uso de softwares originais. Produtos piratas podem ser invadidos mais facilmente, além de colocarem em risco a reputação do negócio.

Além do mais, é fundamental fazer a atualização dos softwares e sistemas operacionais sempre que o recurso estiver disponível. Essa medida corrige possíveis falhas e aumenta a proteção do produto, diminuindo as chances de invasões de hackers.

  • Tenha um antivírus atualizado

Adquira um antivírus e mantenha-o sempre atualizado. Para evitar o esquecimento é possível programar a função uma vez por semana, por exemplo.

Dê preferência para programas que possuam sistema antispam, assim você não corre o risco de acessar um e-mail infectado por vírus. Além disso, ele deve ter um firewall que mantenha os computadores da empresa livres de invasores.

  • Monitore o acesso à internet

O gestor também deve conversar com a equipe e limitar certos acessos à internet. É claro que, atualmente, fica difícil proibir tudo. O importante é aconselhar para que ninguém acesse um e-mail suspeito e faça downloads de programas sem conhecimento da equipe de tecnologia da informação.

Além disso, é imprescindível trocar a senha da rede Wi-Fi com certa frequência, para evitar que ela seja acessada por pessoas estranhas.

  • Faça backups frequentes

Para garantir a segurança da informação no escritório contábil, é recomendado utilizar sistemas que permitam o backup frequente. Muitos produtos do mercado oferecem a possibilidade de fazer o backup em nuvem uma vez por dia, por exemplo, a fim de garantir que a versão mais atual dos dados seja copiada.

Essa rotina de backup pode ser alterada de acordo com a necessidade do gestor, é só fazer a alteração no sistema. Ao adotar essa medida, fica muito mais fácil restaurar um arquivo caso ele seja danificado.

Além disso, ao manter os dados em computadores e servidores físicos a empresa corre o risco de perder os arquivos em casos de roubos, enchentes ou incêndios, por exemplo. Na nuvem, as informações podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet.

Via Sibrax

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