5 erros fatais que comprometem seus serviços de TI

Os serviços de TI de sua empresa podem ter a reputação questionada, caso haja alguma atitude errada por parte dessa área. Veja quais são os principais erros e evite-os.

A bíblia diz que “errar é humano, mas perdoar é divino”. Pois bem, o erro, de fato, é uma condição do ser humano enquanto raça. Mas infelizmente, esse dito não pode ser levado tão a sério no mundo profissional, principalmente se existem serviços de TI na jogada. Nesse segmento, o erro pode custar muito para a empresa que depende de seu trabalho, assim como para a área de TI em si, que pode ter o trabalho questionado.

Saiba quais são os 5 erros fatais que toda equipe de TI deve evitar para que seus serviços não sejam questionados. Livre-se da culpa e embarque em uma jornada perfeita para o sucesso de seu setor!

1- Projetos com metodologia errada

Imagine o seguinte: você e sua equipe realizam um projeto sensacional para resolver de vez o problema de segurança do financeiro da empresa. Depois, vocês resolvem aplicar a mesma metodologia na área de RH para resolver um outro tipo de ocorrência. A pergunta é: isso é certo?

Em primeiro lugar, nenhum setor é que nem o outro, o que implica em modos de pensar diferente. É importante que você e sua equipe tenham bem definido o escopo de trabalho, orçamento, pessoas envolvidas, cronograma para só assim, os serviços de TI serem colocados em prática.

2- Parar no tempo

O tempo, nos dias de hoje, é um elemento muito precioso. Isso significa que ficar parado nele, é um atraso para você, seus subordinados e toda empresa que depende dos serviços de TI. Toda sua área precisa se atualizar, principalmente quando falamos em TI, nicho esse que passa constantemente por mudanças e atualizações.

Então, você, como bom líder, tem o dever de sempre incentivar sua equipe. Treinamentos, cursos, certificações, novas ferramentas e tecnologias. Se jogue nas novas tendências!

3- Segurança falha

Para qualquer empresa que tenha serviços de TI interno, a segurança precisa ser encarada como assunto prioritário. Se houver qualquer tipo de brecha nela, certamente sua área sofrerá muito para solucionar os problemas, assim como recuperar a confiança de sua empresa. Vazamento de informações, roubo de dados, invasão de hackers e vírus: tudo pode acontecer se a empresa tiver exposta.

Por isso, todos os dispositivos de segurança devem estar ativos, atualizados e em pleno funcionamento. Afinal, você não vai querer dar a sua área o rótulo de irresponsável, não é mesmo?

4- Correndo atrás

Se toda vez que os serviços de TI de sua área forem utilizados somente para apagar incêndio, quer dizer que existe algo bem errado. Essa situação traz para a equipe muita desconfiança, uma vez que os problemas são recorrentes e nenhuma solução efetiva é criada.

Lembre-se: seu setor não pode ser encarado como um local de emergência. Vocês têm a missão sim de resolver problemas, mas principalmente evitar com que eles voltem a ocorrer. Por isso, pense em soluções, novas ferramentas, procedimentos ou qualquer fator que deixe os serviços de TI mais eficazes.

5- Métricas erradas nos serviços de TI

Muito cuidado: ter métricas para provar a eficácia de seus serviços em TI é essencial, mas elas precisam ser corretas. Por exemplo, ter como métrica o número de atendimentos, chamados e incidentes solucionados por sua equipe, pode ser ruim. Se isso for colocado como números que medem a performance de seu setor, como provar para os diretores de sua empresa os impactos que a infraestrutura de TI tem para a companhia?

Hoje em dia, é muito mais interessante saber que a capacidade produtiva está melhorando com novas instalações tecnológicas, do que saber quanto sua área vem gastando de tempo com serviços em TI. Com as métricas bem alinhadas, você terá muito mais facilidade em apresentar um novo serviço que melhore o desempenho do negócio.

Claro que erros nos trazem muito aprendizado. Mas no mercado de trabalho, eles precisam ser evitados ao máximo, ainda mais quando sua função implica tanto no andamento de uma empresa, como é o caso dos serviços de TI. E para que essa situação não seja recorrente, o remédio é apenas um: conhecimento e informação. Não se canse de aprender, estudar e adquirir sabedoria, todos esses fatores irão ditar uma jornada muito mais tranquila para seu setor rumo ao sucesso!

 

Fonte: Penso Tecnologia